Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Trânsito e educação

No trânsito já cheio de Juina a faixa de pedestre preocupa. 
De repente alguém nela adentra sem, antes, fazer qualquer menção disso. Os condutores de veículos correm o risco de atropelar alguém. Ou receber uma batida por trás.
Seria útil uma campanha pública de conscientização de que o pedestre tem PREFERÊNCIA de cruzar a via, mas deve aguardar na calçada para fazê-lo. Não pode surpreender os condutores. Tem gente que vem andando pela calçada e invade a pista, sem sequer olhar se vem algum veículo. Isso é perigoso para todos, principalmente para o pedestre, mais exposto a lesões físicas.  

Um comentário:

  1. Dr Gilmar,

    O que Juína deve fazer é adotar o método de Brasília para as faixas de pedestres, ou seja, acenar aos condutores de veículos que iniciará a travessia, veja foto dos avisos aos pedestres na Capital Federal:

    http://www.panoramio.com/photo/10529054

    Descrição da Foto:
    As faixas de travessia de pedestre são ligeiramente elevadas com relação ao leito da via, e sinalizadas com sinais para que o pedestre "dê sinal de vida", ou seja, acene para os veículos para alertar que quer iniciar a travessia (e ao contrário das outras cidadezinhas brasileiras, os motoristas de Brasília são devidamente multadas e aprendem a respeitar o Código de Trânsito Brasileiro). O sistema funciona há desde 1998 e de tempos em tempos as campanhas são renovadas, afinal de contas sempre há novos "forasteiros" que vêm morar em Brasília e não aprenderam ainda os bons costumes. À noite as faixas são iluminadas com luzes amarelas piscantes, que alertam os motoristas da proximidade das áreas de travessia, e, do lado do pedestre recebem ainda lâmpadas fotovoltaicas.

    ResponderExcluir